domingo, 25 de janeiro de 2009

Informações e como controlar o miado do seu gato

Alguns gatos são mais ruidosos do que outros. O fato de miarem muito é uma característica curiosa e muito agradável no que se refere aos gatos orientais mas não é exclusivo destes. No entanto se se tornar incomodativo não irá conseguir mudá-lo na sua totalidade. Afinal, não se consegue mudar as riscas de um tigre.

Algum deste ruído é inato: Os gatos chamam as suas mães quando desejam algo. O dono é uma extensão desta, considerado como o fornecedor de alimento, como tal existe uma transferência para o mesmo.

No entanto bastante deste ruído é resultado de aprendizagem. O gato aprende gradualmente que sempre que faz ruído desencadeia uma reacção no dono agradável para ele, seja dar-lhe comida, dar-lhe água, deixá-lo entrar dentro de casa ou no quarto.

Esta situação pode ser desagradável se o gato chegar à conclusão que os seus miados lhe permitem controlar o dono. Surpresos? Pois bem é assim. Não são invulgares as situações em que pessoas com pouco treino a lidar com animais se tornam brinquedos nas patas de seus animais. Além de terem o problema de não conseguirem controlar o seu animal incorrem no risco ( no caso de viverem em condomínios) de terem problemas com os outros vizinhos.

Esta situação do miar excessivo é muitas vezes assumida pelos donos como sendo falta de companhia. Nada pior. Os mesmos erros serão cometidos com o novo gato e teremos o problema duplicado.

Para treinar novamente o seu gato a ter uma atitude menos excessiva, resolva não dar demasiada atenção aos seus pedidos, nem demasiadamente rápido. Se começar por ter uma atitude negativa sempre que ele começa com os miados então com o tempo ele poderá aprender que o fazer muito barulho é um estímulo negativo e como tal, tornar-se-á mais quieto. Utilizando esta técnica com um pouco de bom-senso (o animal pode mesmo precisar de ajuda) poderá obter bons resultados.

De outra forma terá uma situação incontrolável.

Nenhum comentário: