domingo, 25 de janeiro de 2009

Por que gatos cobrem seus excrementos?

Toda espécie que tem hábitos sociais muito desenvolvidos tem comportamentos determinados para cada situação e para cada indivíduo do grupo. Este comportamento serve tanto para ganhar importância dentro da comunidade, quanto para evitar problemas. E este é o caso dos gatos, que além de serem felinos muito apegados ao território, são animais extremamente sociais e muito conscientes de sua posição no grupo. Assim, suas ações são condicionadas por seu grau de dominância no território, possíveis ameaças, etc...

Se um gato macho deseja mostrar seu domínio sobre um território, por exemplo, deixará seus excrementos em lugar visível, onde possam ser vistos e cheirados por outros machos e pelas fêmeas. Entretanto, se o animal sabe que outro gato disputa esse território, pode deixar seus excrementos junto aos deste, expressando assim seu desejo de lutar por ele (uma luta que pode ser física ou simplesmente uma confrontação de olhos para determinar quem "pode mais"). Já quando o gato vê que outro rival domina o território pode decidir ocultar seus excrementos para evitar o confronto, como forma de submissão ao macho mais forte.

No caso da relação dos gatos com humanos, os gatos vêm o homem como exemplar dominante (talvez por que tenham 1,5 metro e 50 quilos mais do que ele e o alimentem) e por isto decidem evitar o enfrentamento. Também é curioso ver como os gatos mantêm este instinto mesmo quando adotam atitudes assimiladas de seus donos. Um exemplo são os animais que aprendem a fazer suas necessidades em vasos sanitários, mas ainda assim tentam escavar para tapá-los. Além disto, os gatos dão muita importância à limpeza (desde pequenos já são limpos por suas mães, por isto tendem a separar o mais possível o lugar onde escondem seus excrementos do lugar onde comem.

Nenhum comentário: