domingo, 19 de outubro de 2008

Equilibrio



Os gatos nunca deixam de nos impressionar com o seu extraordinário sentido de equilíbrio. Embora, ao contrário do que geralmente se pensa, nem sempre os nossos amigos felinos consigam cair de pé, a verdade é que não têm par na arte de bem aterrar!

A capacidade extraordinária de reacção está ligada à transmissão das mensagens nervosas entre os olhos, os músculos e as articulações, que acontece de forma muito mais rápida do que num ser humano. Quando o gato cai, os olhos e o sistema de equilíbrio do ouvido interno enviam para o cérebro uma mensagem sobre a posição da cabeça em relação ao solo. O cérebro responde com comandos nervosos para os músculos, que corrigem a postura da cabeça e alinham o corpo do animal. Isso tudo acontece em fracções de segundo e o gato chega ao solo com os pés para baixo, pronto para absorver o impacto.

Esta estrutura é composta por minúsculas câmaras e canais com milhões de pêlos ultra-sensíveis, cheia de liquido onde flutuam cristais microscópicos. Quando o animal se desloca provoca movimentos no fluido, o que transmite a posição do corpo. Este fenómeno é semelhante ao sistema de “horizonte artificial” existente nos aviões que informa ao piloto qual a posição das asas em relação ao horizonte.

Os cristais e o liquido do ouvido interno do gato são afectados quando a sua cabeça muda de posição ou sofre diferenças de aceleração. Esse movimento é captado pelos pêlos: numa fracção de segundo o cérebro recebe o sinal e envia ordens nervosas para que o corpo do gato se ajuste e caia no solo direito

A cauda

A cauda do gato tem para o animal a mesma utilidade que uma vara para um equilibrista no circo. Funcionando como um contrapeso a cauda ajuda a compensar variações no centro de gravidade do animal. Podemos observar este fenómeno em várias situações. A Chita, um primo selvagem do gato doméstico, utiliza a cauda como estabilizador nas suas perseguições de alta velocidade. Nas rápidas mudanças de direcção a cauda afasta-se na direcção oposta da curva e permite que a chita reaja rapidamente às tentativas de evasão da sua presa.

Quando o gato salta para cima de uma estaca pode-se observar claramente os movimentos e a posição da sua cauda a adaptarem-se às diferentes posições do animal e a garantirem o equilíbrio perfeito.

E já agora sabia que...

A elasticidade dos ossos dos gatos é apenas 1/10 menor do que a da borracha? Se um gato cair de um 10º andar, tem 90% de hipóteses de sobreviver. Se um humano cair da mesma altura, só tem 10% de hipóteses de sobreviver...

Curiosidades

Pesquisas revelaram que os gatos que caíam dos andares mais altos não se machucavam tanto quanto se esperava. Notou-se que o índice de lesões aumenta proporcionalmente à altura que os animais caem - até sete andares de altura. Entretanto acima dessa altura o indice de fraturas na verdade diminui...Após uma queda livre de cinco andares um gato atinge a velocidade máxima e nessa altura, o mecanismo de equilibrio do ouvido interno não é mais estimulado pela aceleração, e a velocidade permanece constante . O gato então relaxa e abre as pernas , a fim de retirar proveito da resistência do ar, diminuindo a força de impacto com o solo e evitando fraturas graves.
Assim um gato que cair do peitoral de uma janela do décimo andar poderá ter mais chances de sobreviver que aquele que tropeçou da janela do terceiro andar.

Nenhum comentário: