domingo, 19 de outubro de 2008

Tipos de Pelagens - Comprimento

Numerosas variações dos tipos de pelagem de gatos domésticos têm ocorrido; algumas evoluíram naturalmente, enquanto outras foram produzidas por criação seletiva. O tipo de pelagem é uma característica individual de cada raça, independente da cor, e é determinado pela combinação de lanugem, cerdas e pêlos primários.

Gatos pêlo longo
O comprimento da pelagem depende da raça e da estação; a densidade da pelagem resulta da lanugem, a qual fornece também o maior isolamento. O Persa Pêlo Longo tem pêlos primários sobressaindo na lanugem espessa e criando uma pelagem muito densa. Os pêlos do Angorá são finos e menos profusos, e a aparência felpuda do Maine Coon resulta dos comprimentos irregulares dos pêlos primários individuais.

Gatos Pêlo Curto
Existe uma considerável variação na aparência e textura das pelagens deste grupo de gatos. Os Siameses e os Orientais possuem pelagens lustrosas e suaves, com pêlo muito curto e de fina textura. Por outro lado, o Manx tem uma pronunciada pelagem dupla - característica vital da raça - a qual serve para enfatizar o tamanho do gato; a lanugem é curta e muito espessa, o pêlo primário é apenas ligeiramente maior. O Azul Russo é outra raça que possui uma dupla pelagem muito característica. ela é eriçada, de textura sedosa e muito fina, além de curta e espessa.

O Pelado Sphynx
Apesar do seu nome, o Sphynx tem algum pêlo, mais visíveis nas extremidades. Também tem sobrancelhas e bigodes, que são usualmente mais curtos do que o normal. A maioria do corpo apresenta uma leve cobertura de lanugem.
A maioria do corpo apresenta uma leve cobertura de lanugem.

Com os ítens acima são formados vários tipos de pelagens, como esses abaixo:

- LONGHAIR:Tem o pelo primário e a lanúgem densos
- MAINE COON: Não tem cerdas, mas os outros pêlos são longos e irregulares
- ANGORÁ:Sem cerdas.Os outros pelos são finos e ralos
- SPHNYX:quase sem pelos, apenas com uma leve lanugem na cauda e no rosto
-
PÊLO DE ARAME AMERICANO:Todos os tipos de pêlos enrolados e espiralados
-
INGLÊS DE PÊLO CURTO:Não tem cerdas, os outros os são curtos e densos
-
CORNISH REX:Pelos muito curtos sem lanugem e do mesmo comprimentoe bastante encaracolados.
- DEVON REX:Todos os pêlos são curtos e encaracolados.

Nenhum comentário: