domingo, 19 de outubro de 2008

Inteligência, Memória e Aprendizado

Inteligência

O gato é uma criatura inteligente e versátil. Como um solitário, precisa aprender desde cedo a ser um caçador confiante e auto-suficiente, a calcular riscos e resolver problemas.É realmente uma grande perda de tempo discutir os níveis de inteligência das várias espécies de animais. As pessoas em geral costumam agir assim, mas, na realidade , não há como medir a inteligência.Um método objetivo mas imperfeito é comparar o peso do cérebro com o tamanho do cordão espinhal, o que nos fornece um índice de quanto o cérebro controla o corpo.O índice humano é de 50:1, o do macaco de 18:1 e o do gato 4:1. Mas isso significaria que o ser humano é 10 vezes mais inteligenbte que o gato?


Memória

A memória felina é bem desenvolvida, e boa parte dos gatos aprende, ao longo da vida e habilidades interessantes e úteis, como bater com a pata na janela para que lhe deixem entrar, pular em direção ao trinco da porta para abrí-la, encontrar o caminho de casa ou responder ao som de uma vóz familiar que lhe chama pelop nome.
Essencialmente os gatos vivem para sí mesmos, e são desprovidos da "ética de trabalho em equipe", característica cães, roedores e pássaros. Além disso só trabalharão para o propósito de chegar a um objetivo, sempre da forma mais aristocrática possível, ou seja gastandp suas reservas de energia apenas quando for necessário.

Aprendizado

Os gatos aprendem bem, e, para as atividades que a vida exige, é muito importante que eles realmente aprendam a se virar, em vez apenas de confiar em seus instintos. A caça, por exemplo, é uma atividade aprendida pela observação, não pelo instinto, assim como o uso da caixa de areia higiênica. No último caso, o professor poderá ser a mãe ou um companheiro humano.
O aprendizado pela observação indica habilidades para ser treiando, e os gatos podem ser ensinados a realizar truques, emboram não respondam tão bem à coerção. É possível treiná-los facilmente com reconpensas e estímulos, mas nada que os compare a cães. Mesmo diante de recompensas atraentes, como petiscos e guloseimas, os gatos só cooperam se estiverem com vontade ou de bom humor. Em suma os felinos não podem ser facilmente "comprados", e isso se deve à sua natureza independente.


Nenhum comentário: